Massagem
Por ser uma forma de terapia, a massagem é aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo, para curar traumas físicos, aliviar stress psicológico, controlar a dor, melhorar a circulação e aliviar tensão. Quando a massagem é utilizada para benefícios físicos e mentais, ela pode ser chamada de “Massagem Terapêutica”.
Efeitos da massagem
Facilitação da actividade muscular;
Estimulação das funções autonómicas;
Estimulação das funções viscerais;
Remoção das secreções pulmonares;
Aumento da temperatura periférica da pele e do corpo;
Promoção do relaxamento local e geral;
Aumento da circulação sanguínea e linfática;
Aumento do fluxo de nutrientes;
Remoção das tôxinas, que provocam entre outras coisas a celulite;
Remodelação e definição Corporal;
Estimulação do processo de cicatrização;
Resolução do edema e hematomas crónicos;
Alívio da dor;
Aumento dos movimentos das articulações;
Apesar de haver muitos tipos particulares de massagem, existem apenas alguns tipos básicos e primordiais. Há dois grupos grandes que se destacam: as massagens com óleos/cremes e as massagens "secas". Depois começaram a bifurcar-se em centenas de correntes e estilos diferentes, fundindo-se e separando-se em outros tantos estilos. Hoje em dia existem massagens aplicadas para praticamente todos os fins. Desde massagens para bebés e idosos, terapêuticas e até massagens cosméticas, de rejuvenescimento localizado, remodelante e anti-celulítica. As massagens estão mais enraizadas nas culturas chegando até mesmo às empresas. Cada vez mais, grandes organizações usam as massagens como terapia aos seus funcionários, no próprio local de trabalho.
Os tipos de reacções serão sempre os mesmos, mas a intensidade e duração pode variar, dependendo da severidade da patologia, da força e do estimulo, agregados ao número de sessões do tratamento.